sábado, 29 de novembro de 2014

Padre Nelson do Jacarezinho


Pe. Nelson Carlos Del  Mônaco, Nasceu em Lorena - (SP) no dia 08 de julho de 1911. Filho  de Paschal Del  Mônaco e de Maria  Joana Brancatti, Filho de uma família numerosa de 15 irmãos.
Falecido em 1999.


Contaremos a história de um homem a serviço de Deus, que fez uma grande obra dentro do Jacarezinho, todos devem saber que o Jacarezinho tinha passado entre as décadas de 40 e 50 uma forte pressão dos proprietários da terra para desocupação, e a vinda do Padre Nelson para comunidade, trazendo a construção de uma Igreja magnifica.  A partir da construção da Igreja católica se consolida o espaço e um pensamento de uma provável desocupação desaparece.




No dia 27 de janeiro de l928 entrou para o noviciado em Lavrinhas  (SP).

Teve o seu primeiro contato com a comunidade do Jacarezinho em 1955 e nunca mais a deixou. Revelou-se como um empreendedor corajoso,  grande educador e evangelizador. Padre Nelson é  um grande Pai para a Comunidade do Jacarezinho. 


Jacarezinho era uma capelania da Paróquia São João Bosco. As visitas, aos poucos, foram se transformando em uma missão evangelizadora.


Quando tudo parecia impossível, encontrou  a mão estendida de Dona Beatriz Monteiro de Carvalho, que atuava na fábrica de vidros - CISPER. Ela e seu esposo Alberto Monteiro de Carvalho, foram os primeiros grandes colaboradores da obra do Padre Nelson.   Até hoje a obra conta com a cooperação generosa do Dr. Joaquim Monteiro de Carvalho e do Grupo Monteiro Aranha.

Em pouco tempo aquele buraco virou um formigueiro de operários.  A comunidade do Jacarezinho caminhava de mãos dadas com o Pe. Nelson. Homens, mulheres e crianças, no afã de ver inaugurada sua escola e sua Igreja se juntava aos operários.  Foram inúmeras as promoções e festas promovidas pela comunidade para dar continuidade as construções.

Eu, ainda me lembro muito do Pe. Nelson, apesar da idade avançada ele sempre andava pela comunidade, ela tinha uma integração com outras religiões locais, sempre respeitou os espiritas, evangelicos e entre outros, um exemplo é que eu frequentava uma igreja evangelica proximo da Catolica é a missionaria comentava que ele sempre que possivel passava por lá para comprimenta-los.

O Jacarezinho, se tornou a sua primeira casa, aonde ele escolheu viver e morrer.

O nome dele jamais será esquecido, temos via e creche em homenagem a ele.



Vejamos agora as fotos, desde a chegado do Pe. Nelson a comunidade, desde a primeira visita ao terreno onde se tornaria a igreja, assim como, a construção das sapatas, colunas e finalmente o templo prontinho.












Bibliografia:

5 comentários:

  1. Fabio estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre o colégio salesiano no Jacarezinho, sera que você poderia mandar um vídeo para eu por incluir no trabalho contando a importância ado colégio e um pouco da história?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vc teria contato com ex alunos dos anos 70, procuro uma antiga colega de minha mãe! Se puder me ajudar a encontrar ficarei muito agradecida.

      Excluir
  2. Qual o mês que vai der batizado

    ResponderExcluir
  3. Sou Camelô de livros usados e rodo os centros de reciclagem do Jacaré procurando material para trabalhar. Num desses centros recebi uma doação e uma recomendação: ajudar Padre Nelson do Jacarezinho. Pesquisei e descobri que o Padre Nelson ficava lá em cima do Pistão. Munido de arroz/feijão/açúcar lá fui eu. Chegando lá, informei no portão que gostaria de falar com o Padre Nelson. Olharam-me com cara de ponto de interrogação e me esclareceram: - Padre Nelson havia falecido há anos e que, hoje, benemérito que foi, Padre Nelson era o nome da instituição. Imagine minha cara de tacho?

    ResponderExcluir
  4. Fui catequista no morro do jacarezinho com ele. No dia 8 de julho de 1960, dia do aniversário dele, realizou meu matrimônio na então
    IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA, atual SANTUÁRIO COM O MESMO NOME.
    Rocilda de Barros Fernandes de Oliveira

    ResponderExcluir