Videos




Temos logo abaixo, temos o documentário sob o título De fazenda para bairro: Jacarezinho e sua história”, produzido por DENISE PEREIRA DE SOUZA.






G.R.E.S Unidos do Jacarezinho 
1987 - (GLOBO)

O desfile da Escola de Samba Unidos do Jacarezinho em 1987 pelo grupo especial, na qual fez uma homenagem ao grande compositor Lupicínio Rodrigues. Mas na sua estreia na elite do Carnaval a escola teve um punhado de problemas. Uma alegoria que representava as irmãs Batista – famosas intérpretes das canções dor-de-cotovelo de Lupicínio – teve a queda de uma das esculturas no meio da pista. Outro carro quebrou logo na altura do Setor 1 e uma cratera se formou na evolução. Outro que deu voz às letras de Lupicínio, Jamelão desfilou numa alegoria e se viu numa escultura acima dele: “Nossa, não sou tão feio assim…” Apesar da cadência da bateria, o samba-enredo não rendeu e os componentes cantaram sem empolgação. Com um conjunto visual sem impacto, afora os problemas, a Alvirrosa era candidata ao rebaixamento de cara. “Mesmo final dos amores sofridos de Lupicínio”, decretou o Jornal do Brasil. Texto - Sambódromo em 30 atos - Fred Sabino)



1989 (Globo - Completo)

A Escola de Samba Unidos do Jacarezinho, após novamente cair em 1987, retorna ao grupo especial com o enredo:MITOLOGIA, ASTROLOGIA, HORÓSCOPO, UMA BENÇÃO PARA O CARNAVAL BRASILEIRO CARNAVALESCO. O desfile contou com 2.800 componentes e ficou na 18º colocação.
Abrindo o desfile na segunda-feira, a simpática Unidos do Jacarezinho não conseguiu convencer. Deixando de lado a rosa e o branco tradicionais, a escola optou por um colorido excessivo, que não agradou, ficando classificada em último lugar entre as dezoito agremiações que compuseram o grupo principal em 1989. Vamos rever a exibição do Jacarezinho, com atenção especial aos comentários dos analistas do antigo Júri da Globo, que viram na escola, de forma exagerada, qualidades que o júri oficial e outros críticos não observaram.



Favela do Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro, veiculadas pelo Repórter Esso, na TV Tup, em 1965. Arquivo Nacional. Fundo TV Tupi. BR_RJANRIO_NO_0_FIL_176




O vídeo abaixo trata-se de uma reportagem produzida pela Agência Nacional mostrando a visita do ministro Arnaldo Prieto ao Jacarezinho, na cidade do Rio de Janeiro, onde inaugura o Centro Cirúrgico e Odontológico do bairro. Brasil Hoje n° 149 (1976). Arquivo Nacional. Fundo Agência Nacional. BR_RJANRIO_EH_0_FIL_BHO_150

Créditos: https://www.youtube.com/watch?v=TmsSx8ayM0U

Célula urbana - Projeto da Bauhaus para a Favela Jacarezinho no Rio de Janeiro.

     
Projeto Café Internet


Projeto idealizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro com três jovens da comunidade. Fabio Tavares, Ramon Rodrigues e Junior. O endereço projeto inicialmente foi na Rua do Rosário que fica entre o Largo dos Tubas e a Praça da Concórdia. Um ano depois o projeto muda o seu endereço para a praça da concórdia 10 - 2 andar - Prédio da Célula Urbana. O projeto funcionou de 2003 até 2011, que durante o seu funcionamento realizou diversas parcerias com a associação dos Moradores do Jacarezinho com um curso gratuito para crianças de 07 à 12 anos de idade com duração de 10 meses no prédio da AMJ no largo dos tanques n. 01 / SB.


Favela que me viu crescer


O documentário “Favela que me viu crescer”, é mais um trabalho sensacional do morador e fotografo Leo Lima. O documentário sob a direção de Paula Morena e Léo Lima como entrevistador, retrata a vida e o cotidiano de Tia Dorinha, Vó Chiquinha, Tião do Azul e Mais Preto.

“A partir dos seus relatos e cotidianos, o filme entrelaça suas narrativas e relações de afeto construídas ao longo tempo com o Jacarezinho, lugar que viram crescer e cresceram juntos. O filme é em memória de Aline Santos de Deus.”

 Quem ainda não conhece o trabalho de Léo Lima, morador do Jacarezinho, é só acessar os links abaixo.




Conheçam agora Francisca Mandú da Silva
a Dona Chiquinha do Jacarezinho.

Favela em foco
http://favelaemfoco.wordpress.com/


Vida de trabalhador, não é mole não!


Sr. Gercy, um exemplo de superação da comunidade, ex-presidiário que encontrou através do atletismo o seu passaporte para longe da criminalidade, nunca precisou de nada de ninguém, muito trabalhador e quem mora na comunidade e o conhece sabe que é uma pessoa integra, honesta e alegre.  Parabéns por existir e ser um exemplo para as pessoas do passado e pros nossos jovens de hoje.

http://favelaemfoco.wordpress.com/


Don Bosco Zentrum (Jacarezinho)


Dom Bosco, administrador da escola Saleciano de ensino para crianças e jovens, conta a alternativa oferecida pela instituição para que elas fiquem longe da violência e das drogas.


CF Anthídio Dias da Silveira


Produzido por Diego Larrea, Fernando Salis e Henrique Antunes.
Instituto de Estudo em Saúde Coletiva e Escola de Comunicação da UFRJ
A clinica da Família, inaugurada em 2011, cujo o nome é uma homenagem ao Bispo Anthidio Dias da Silveira. mostra a rotina da clínica no interior da favela do Jacarezinho.

Um comentário: