Artigos Científicos sobre o Jacarezinho

 

A Favela do Jacarezinho, é palco de inúmeros estudos escolares, acadêmicos e artigos diversos, porém, muitos destes trabalhos não encontramos facilmente, para os novos alunos e pesquisadores a falta de materiais tem desestimulado muitos daqueles que querem escrever, sabemos que devido a violência interna acaba desestimulando os trabalhos de campo no interior da Favela.

 

No Período que trabalhei no Jacarezinho de 1997 a 2014, presenciei e acompanhei dezenas de pesquisadores acadêmicos como professores e alunos universitários, também escritores do Brasil e do exterior – acompanhei também inúmeras gravações e entrevistas como o programa do Faustão e CUFA.

 

Pensando em estimular a pesquisa sobre a favela do Jacarezinho, criamos esta página para facilitar a busca de materiais e conteúdo. Se você já escreveu ou tem materiais sobre o Jacarezinho e queira compartilhar em nossa página, entre em contato através do e-mail: fabiohistoriarj@gmail.com  ou jacarezinhopelapaz@gmail.com

 

Por favor siga a nossa página e deixe o seu comentário neste post!

 

Artigos Científicos:

 

            O primeiro artigo é de minha autoria, meu trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em História pela UNIRIO em 2019.



RESUMO:

Neste trabalho foi apresentado a analise e a dimensão educativa do blog da favela do Jacarezinho-RJ, suas possibilidades de contribuição para o fortalecimento identitário comunitário da região, assim como, a importância do papel da memória para as favelas do Rio de Janeiro, em especial a favela do Jacarezinho. Abordamos o conceito de museus comunitários como espaços de memórias. 

https://drive.google.com/file/d/1E3RiMUg2BGoEXkTXfy5fLAhXIMx-U4mu/view?usp=sharing

 

2.       O nosso segundo artigo (TCC), pertence a nossa recém jornalista formada DENISE PEREIRA DE SOUZA na qual tive a oportunidade e a honra em poder colaborar com o maravilhoso trabalho dela composto pelo documentário em vídeo de 45 minutos.

RESUMO:

O Trabalho de conclusão de curso da Denise Pereira, trata-se de um documentário sob o título De fazenda para bairro: Jacarezinho e sua história”, que traz de forma jornalística a parte histórica da comunidade do Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro, passando pelo período do Engenho Novo dos Jesuítas ,da chácara (fazenda velha), a formação nos anos 20, o crescimento da região por meio das fábricas que gerou empregos para os moradores e identidades que marcam a cultura do Jacarezinho.

Texto:  https://drive.google.com/file/d/1MHD9KjhMhUwqZKNFi6dYTOODarTwfqSU/view?usp=sharing

Documentário: 




MEMÓRIA E TRABALHO NO BAIRRO DO JACARÉ - RIO DE JANEIRO.

Cristiane Muniz Thiago


 Resumo: O presente trabalho tem como tema a memória dos ex-trabalhadores do complexo industrial do bairro do Jacaré, buscando identificar e analisar sua atual situação face à falência da maioria das indústrias na década de 1990, bem como às repercussões desse processo para o bairro.

 Link:  https://drive.google.com/file/d/1z-eBljmRQOyrMtLnPi_ZW_xxEKwzzK1s/view?usp=sharing


O próximo trabalho, trata-se de uma Tese de Doutorado “Doutores”, mas “não-cidadãos”? Trajetórias de vida de egressos do ensino superior, moradores da favela do Jacarezinho. Jocelene de Assis Ignácio

Parte1: https://drive.google.com/file/d/1Q01ajxBbQtP2lzZSdZkcIdFdGKdMocxf/view?usp=sharing

Parte2: https://drive.google.com/file/d/1rgbe1IB4B9kiZFmiIDdkFozEK1dKS-Fk/view?usp=sharing

Parte3: https://drive.google.com/file/d/1mzNoWvKTuxIgUyxQw7ezcfPlYQztzN15/view?usp=sharing

Parte4: https://drive.google.com/file/d/1UEq_msqvzJZT_zoTL7Jtc61--m4LACM_/view?usp=sharing

Parte5: https://drive.google.com/file/d/1B8MemeblU9Vbn_LkDM1Oy8_N2mtWLwB3/view?usp=sharing

Parte6: https://drive.google.com/file/d/1bCx5ecKsWeSsjTM9ujEdnxzBVXxNiES4/view?usp=sharing

Parte7: https://drive.google.com/file/d/1X4X51rvMzJWyOnGXYdw6zKxDV6R7DS4V/view?usp=sharing

Parte8: https://drive.google.com/file/d/1yZ3zJ_Ml6m2f8He9dI6hkftB8BMO_jwL/view?usp=sharing



 


0 Comments:

Postar um comentário