terça-feira, 22 de outubro de 2019

G.R.E.S Unidos do Jacarezinho


Autor: Fabio Tavares


G.R.E. S UNIDOS DO JACAREZINHO.






HISTÓRIA.

 A formação da Escola de Samba Unidos do Jacarezinho que conhecermos hoje, também teve uma história bastante complexa e emblemática, muitos dos que nasceram na década de 70 para as décadas anteriores, devem se lembrar que devido a comunidade ser bastante extensa e áreas que podemos chamar de sub-bairro do Jacarezinho (Azul, Fundão, Cruzeiro, Vieira Fazenda e etc..), tínhamos divisões dentro da favela na qual de quem era da parte alta da favela não podia descer e quem era da parte baixo não podia subir. 
A história da formação da escola de samba é bem conhecida por quase todos. A escola nasceu através de uma fusão entre três agremiações: Unidos do Morro Azul, de cores azul e rosa, fundada em 28 de março de 1946 por Dona Andressa Moreira da Silva, líder comunitária e uma das primeiras mulheres a assumir a presidência de uma escola de samba; Unidos do Jacaré, de cores verde e rosa; e pelo bloco carnavalesco Não Tem Mosquito, de cores vermelho e branco. O que muitos não sabem que até chegar a esta fusão teve muitas discussões e brigas devido as três agremiações serem rivais. Lembro-me que durante a década de 80 os carnavais de dentro da comunidade eram mais animadas, a nossa alegria era pular o carnaval na quadra “Não tem mosquito”. Se você perguntar a velha guarda sobre como se deu a fusão da escola de samba, muitos mudaram até de assunto por tão polêmica que era foi.
Em seu primeiro desfile oficial como Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Jacarezinho a escola conquista o seu primeiro título do grupo 3 no ano de 1967. Três anos depois em 1970 a escola se apresentou no grupo principal com o enredo “O fabuloso mundo do circo”, infelizmente a escola ficou na penúltima colocação, descendo para o grupo de acesso. Em 1973 a escola retorna ao grupo 1 “especial” com o enredo “Ameno Resedá”, porém, a escola foi novamente rebaixada. Já na década de 80 com um enredo sobre “Geraldo Pereira” a escola retorna ao segundo grupo, após passar um período de grande queda. A volta à elite, entretanto, foi conquistada no ano de 1986, com o título do Grupo 1-B, (equivalente hoje ao grupo A), com o enredo "Candeia, luz de inspiração", do carnavalesco Flávio Tavares, retornando ao Grupo Especial. No ano de 1987, a Unidos do Jacarezinho abriu o desfile de domingo com o enredo Lupicínio Rodrigues, dor de cotovelo, também do carnavalesco Flávio Tavares, mas a escola não se faz feliz e retornou ao Grupo 1-B.
No ano seguinte a escola conseguiu subir novamente, com um enredo infantil, e em 1989, desfilou no Grupo Especial com o enredo Mitologia, Astrologia e Horóscopo, uma Benção para o carnaval brasileiro, de Lucas Pinto. Mais uma vez não conseguiu permanecer no Grupo Especial. Depois disso a escola nunca mais voltou ao Grupo Especial. Em 1992, teve destaque no Grupo 1, quando apresentou um enredo em homenagem a Maria Clara Machado. Depois desse desfile, oscilou entre os grupos A e B, até que, em 2005, quando homenageou o compositor Monarco, a escola caiu para o Grupo C, que desfila na Intendente Magalhães.
Em 2008, com a reedição de 1992 (A visita do Jacarezinho ao reino encantado de Maria Clara Machado), conseguiu ser a campeã do grupo de acesso C, com nota dez em todos os quesitos, e voltou a desfilar no Sambódromo, depois de uma ausência de três carnavais.
No seu retorno ao Grupo de acesso B, a rosa e branco trouxe como carnavalesco o ex-rei momo Alex de Oliveira, que com o enredo Ora, pois, pois... Tem paticumbum à vista!, em homenagens aos portugueses no samba carioca. A escola, apesar do bom desfile, ficou em 3°lugar na classificação geral com 239.6 pontos, permanecendo no mesmo grupo em 2010.
Para 2010, entretanto, o Jacarezinho voltou a fazer um desfile irregular. O enredo sobre a internet no carnaval, denominado Jacarezinho.com.br. levou a escola novamente à Intendente Magalhães, ao se classificar na 10º colocação, sendo rebaixada para o Grupo Rio de Janeiro 2, em 2011.
Com uma homenagem ao baluarte da Mangueira, Nelson Sargento, a escola foi campeã na Intendente Magalhães, no ano seguinte. No seu retorno, a Sapucaí, a agremiação preparou uma homenagem a outro ícone da sua madrinha (Mangueira), o falecido intérprete Jamelão. Naquele ano, com a fusão dos grupos A e B na nova Série A, o Jacarezinho obteve duas promoções de uma só vez. A homenagem a Jamelão, no entanto, não foi bem recebida por parentes, e Jamelão Neto não autorizou o uso da imagem de seu avô, afirmando que processaria a agremiação. Com um samba fraco, a escola novamente foi rebaixada à AESCRJ.

DESFILE UNIDOS DO JACAREZINHO 1987 - (GLOBO)


Unidos do Jacarezinho, que fez uma homenagem ao grande compositor Lupicínio Rodrigues. Mas na sua estreia na elite do Carnaval a escola teve um punhado de problemas. Uma alegoria que representava as irmãs Batista – famosas intérpretes das canções dor-de-cotovelo de Lupicínio – teve a queda de uma das esculturas no meio da pista. Outro carro quebrou logo na altura do Setor 1 e uma cratera se formou na evolução. Outro que deu voz às letras de Lupicínio, Jamelão desfilou numa alegoria e se viu numa escultura acima dele: “Nossa, não sou tão feio assim…” Apesar da cadência da bateria, o samba-enredo não rendeu e os componentes cantaram sem empolgação. Com um conjunto visual sem impacto, afora os problemas, a Alvirrosa era candidata ao rebaixamento de cara. “Mesmo final dos amores sofridos de Lupicínio”, decretou o Jornal do Brasil. Texto - Sambódromo em 30 atos - Fred Sabino).



JACAREZINHO 1989 (Globo - Completo)




JACAREZINHO 1989 (Globo - Completo) ENREDO: MITOLOGIA, ASTROLOGIA, HORÓSCOPO, UMA BENÇÃO PARA O CARNAVAL BRASILEIRO CARNAVALESCO: LUCAS PINTO COMPONENTES: 2.800 CLASSIFICAÇÃO: 18º LUGAR Abrindo o desfile na segunda-feira, a simpática Unidos do Jacarezinho não conseguiu convencer. Deixando de lado o rosa e o branco tradicionais, a escola optou por um colorido excessivo, que não agradou, ficando classificada em último lugar entre as dezoito agremiações que compuseram o grupo principal em 1989. Vamos rever a exibição do Jacarezinho, com atenção especial aos comentários dos analistas do antigo Júri da Globo, que viram na escola, de forma exagerada, qualidades que o júri oficial e outros críticos não observaram.

CAMPEONATOS

1967 - Exaltação a Frei Caneca  - GRUPO 3 | AESEG E CBES | PRAÇA XI
 1982 - Geraldo Pereira, eterna glória do samba - GRUPO 2A | AESCRJ | AV. RIO BRANCO.
 1986 - Candeia, luz de inspiração - GRUPO 1B | AESCRJ | PASSARELA DO SAMBA.

 1998 - Jacarezinho é ... Etnias na Sapucaí - GRUPO B | AESCRJ | PASSARELA DO SAMBA.

 2008 - A visita do Jacarezinho ao reino encantado de Maria Clara Machado - GRUPO C | AESCRJ | ESTRADA INTENDENTE MAGALHÃES.

 2012 - O samba agoniza mas não morre. Nelson Sargento da Mangueira e também do Jacaré! - GRUPO C | AESCRJ | ESTRADA INTENDENTE MAGALHÃES




Bibliografia:

0 Comments:

Postar um comentário